Livres Pensadores

Roosevelt Andolphato Tiago

Espiritismo somente com fidelidade em Allan Kardec
Veja também nosso site oficial

A construção da confiança

Nossa vida, por um processo natural é constantemente visitada por situações que colocam em cheque nossa confiança em Deus e na vida. Estas situações acabam medindo a confiança que existe em nós e que inevitavelmente é construída pelo conjunto de nossas crenças.
Essas crenças são geralmente herdadas de nossos pais, ouvimos o que eles acreditam e passamos a creditar também. Esta é a origem primeira da fragilidade de nossa confiança, pois confiamos em Deus, desde que nossa vida esteja sem maiores transtornos.
A questão é nossa confiança resiste a momentos de grande provação, como falências, desencarnações de pessoas que amamos, casos graves de doenças, traições e assim por diante. Afinal, uma confiança apenas pode ser posta a prova diante dos momentos em que somente elas podem nos sustentar. Toda manifestação de desespero apenas pode ser justificada pela ausência deste sentimento pelo Criador e em Sua grandeza.
O que não quer dizer que teremos condições de entender tudo o que nos acontece, afinal podemos perceber isso com fácil clareza, nas muitas coisas vividas no período da infância, que são compreendidas na vida adulta e é nela que entendemos sua finalidade e necessidade.
Em Doutrina Espírita, valoriza-se muito a necessidade do estudo sério e comprometido, pois é a única maneira de construirmos nossa confiança com raízes em nós próprios. Sempre que confiarmos em algo sem que seja pelos caminhos da razão, será uma confiança frágil e oscilante.
Apenas podemos confiar em Deus se pudermos, pelo estudo, entender por que podemos confiar. Confiaremos na vida na mesma proporção em que estudarmos as leis que regem seu funcionamento e nos convencermos de sua precisão, banindo totalmente as abas ilusórias do acaso. Desta forma, levamos muitas vezes mais da metade de nossa vida para encontrar este entendimento, muitos casos, nem mesmo numa vida toda.
Ao apontar a fé baseada na razão, Allan Kardec sinaliza para a mesma condição, por isso orientar e explicar as calamidades da vida e as situações conflitantes para os que não possuem esta confiança é missão de grande dificuldade, pois falaremos de leis de um Deus cuja existência é ignorada por eles.
A verdade liberta justamente por causa disso, nos coloca diante da solidez da razão, sem nos furtar dos benefícios da emoção de uma vida que muda a todo o momento, fazendo nascer em nós uma consciência cada vez mais lúcida.

# Compartilhar

DEIXE SEU Comentário

    Blogger Comentário
    Facebook Comentário

0 comentários: