Livres Pensadores

Roosevelt Andolphato Tiago

Espiritismo somente com fidelidade em Allan Kardec
Veja também nosso site oficial

Como eliminar seu inimigo.

Devido ao nosso estado de educação e de cultura, nossas relações são periodicamente visitadas por personagens que nem sempre guardam por nós afeto ou respeito, o que é inevitável dentro do atual cenário em que vivemos.
Basicamente as diferenças seriam as primeiras justificativas disso, afinal, o que é importante para uns, não valem nada para outros. O que um daria a vida, para outro é absolutamente sem valor real.

Ora, baseados nessa união: falta de educação e cultura somada as nossas diferenças, desafetos são naturais e na proporção de nosso comprometimento moral, chegam até a situações de ódio propriamente dito.

Em boa definição, ter inimigos é consequência da situação em que vivemos, mas SER inimigo de alguém é um desastre sempre de grandes proporções. Conforme crescemos dentro da lei do progresso, vamos sentindo a necessidade de eliminar inimizades e situações mal resolvidas, pois são condições imutáveis para uma vida em paz.

A questão então é: como eliminar seu inimigo?

E a resposta única de ser aceita pela razão é: tornando-o um amigo! Pois que sem isso, para sempre ele seria um desafeto, mesmo depois da consumação da vida física, que se processa pelo fenômeno natural da morte.

Refletindo sobre seus próprios inimigos, o leitor começa a pensar sobre a dificuldade que esta ação exigiria, entretanto ela é menos complexa do que parece, pois eliminamos um inimigo quando iniciamos respeitando as diferenças que existem entre nós e eles. E mesmo que ele seja uma criatura cujo mal esteja presente em suas atitudes, lembremos que o mal é condição transitória, pois ele é sempre passageiro, o bem é condição natural e definitiva, depois de adquirido e instalado em nós.
Sendo assim, estamos “mal”, pois é passageiro e somos ou seremos “bons” por ser nossa destinação comum. Não é necessário sentir por estes desafetos a mesma afetuosidade que nutrimos pelos amigos próximos, o que seria uma contradição diante das leis naturais. Basta que, com esforço mediano, cultivemos sentimentos saudáveis como respeito, fraternidade e compaixão, distanciando de nós o desejo de vingança e cólera.

E quando agimos assim, ganhamos de brinde a liberdade do coração leve e da mente tranquila, escapando da escravidão que toda inimizade proporciona. Acabe com todos os seus inimigos e viva em paz sendo livre!

# Compartilhar

DEIXE SEU Comentário

    Blogger Comentário
    Facebook Comentário

1 comentários:

M. Loureiro disse...

Entrei no seu blog.
Parabéns pelas matérias e pela organização.
Abraços.