Livres Pensadores

Roosevelt Andolphato Tiago

Espiritismo somente com fidelidade em Allan Kardec
Veja também nosso site oficial

Por trás da Caridade.

A pratica da caridade exige cuidados especiais afinal, muitas vezes ela, a caridade, leva a culpa por vários fatos que ocorrem na casa espírita e nada tem de nobre. Algumas vezes permitimos que acontecimentos equivocados permaneçam sem correção alegando que é por “caridade” com aquele e se comporta de maneira incorreta.

Assim, trabalhadores vão nutrindo comportamentos que não tem compromisso com a verdade e que não podem ser vistos a luz da razão e isso nunca é bom. A caridade bem entendida, apenas é justificada quando visa o bem do próximo, entretanto o bem não pode existir se caminhar divorciado da verdade.

Muitos alegam que ter postura firme dentro da casa espírita é fanatismo, mas isso só ocorre quando existe uma falsa compreensão dos ensinos dos espíritos, pois respeitando a maneira de pensar de todas as pessoas, não podemos deixar de lado o fato de que a doutrina dos espíritos tem diretrizes definidas e bases sólidas.

A única coisa que justifica uma conduta espírita longe dos apontamentos de Kardec é a ignorância cultivada pela falta de leitura e a escassez de estudos, que deve nos acompanhar pela vida toda... e não só uma vida.

O fanático acha que só o que é dele é correto, já a doutrina mostra que todos os caminhos podem estar corretos, desde que a conduta seja reta. Hoje, o maior obstáculo que o espiritismo enfrenta, não está em seus opositores ou nas demais religiões, mas sim nos próprios espíritas, que encantados com modismos confeccionados por encarnados e desencarnados, que prometem prodígios e uma evolução que a doutrina não precisa, cultivam erva daninha no jardim.

Devemos manter uma postura de docilidade ao falar com as pessoas, principalmente quando temos que as repreender, entretanto, caridade sem compromisso com a verdade é armadilha perigosa, que aprisiona aquele que supostamente está fazendo o bem.

As “boas intenções” não são suficientes quando tratamos de uma filosofia que tem na sua raiz a finalidade de educar o homem, fortalecendo-lhe o caráter e apresentando-lhe a vida real. Na pratica da caridade, nem sempre parecemos caridosos aos olhos dos outros e este é o preço a se pagar, para neste mundo, possuirmos a honra de servir na sua edificação.

# Compartilhar

DEIXE SEU Comentário

    Blogger Comentário
    Facebook Comentário

0 comentários: