Livres Pensadores

Roosevelt Andolphato Tiago

Espiritismo somente com fidelidade em Allan Kardec
Veja também nosso site oficial

Qual é o tema mesmo?

As palestras são uma das mais eficazes maneiras de promover a divulgação do Espiritismo, levando sua mensagem libertadora e que merece o melhor daqueles que possuem a responsabilidade de apresentá-la. No entanto, algumas questões devem ser observadas, seja pelos palestrantes, pelos que organizam e agendam, quanto pelos que ouvem. É a questão do tema! Percebemos que, em algumas vezes, saindo-se bem ou não, o palestrante anuncia um tema e atrai aqueles que se interessam por ele, outros que têm necessidade de ouvi-lo, sem falar que seguir um tema, organiza o pensamento de quem fala e de quem ouve. No entanto, percebemos a existência de palestrantes que, por falta de
comprometimento com o próprio tema, acabam fazendo com que suas apresentações divaguem por vários temas superficialmente, muitas vezes utilizando músicas e diversas apresentações com multimídia, mas sem se aprofundar em coisa alguma. Quando isso ocorre, por melhor que seja a apresentação, o palestrante anuncia um tema, desenvolve vários e conclui sem compromisso com o tema que anunciou... Deve haver profundo respeito para a realização de uma palestra Espírita, afinal a mensagem que ela encerra possui determinante influência na edificação daqueles que ouvem, tanto quanto no entendimento claro ou equivocado que terão do Espiritismo. Partindo do princípio de que todos somos imperfeitos e de pouco conhecimento real de algo tão grande como a Doutrina Espírita, a busca de todo palestrante deve ser a de ter responsabilidade com a maior dedicação e constante empenho de ser fiel ao que o Espiritismo verdadeiramente ensina e com honestidade, verticalizar sua busca de fazer o melhor possível.
Não falamos de grandes apresentações de oratória, de palavras enfeitadas e empolgados discursos, mas sim de respeito com a Doutrina dos Imortais e com aqueles que ouvem. Muitas vezes, as pessoas estão chegando ao Centro Espírita pela primeira vez, o que dilata nossa preocupação com a mensagem, que deve ser segura e que motivem aos ouvintes a dar atenção especial ao Evangelho, afinal, o Evangelho é Jesus que prossegue a orientar o homem. Ao falar, o palestrante tem a oportunidade de influenciar o ouvinte com as suas informações e conceitos, fornecendo material ao seu mundo mental e que lhe conduzirá as ações e posturas. Vemos mesmo em grandes eventos, considerados especiais e que juntam grandes quantidades de pessoas, com tema principal estabelecido para todos, palestras prontas de outros temas sendo realizadas, contando com o fato de que ninguém perceberá a negligência. Quando no final da palestra, o ouvinte, achando que a apresentação foi boa ou não, tem dificuldade de lembrar qual o tema estudado, algo está errado, pois a intenção era a de aprofundar a mensagem principal. Somente o despreparo e a falta de dedicação pode justificar uma palestra que diz muito sem falar nada, nossas capacidades são diferenciadas, mas respeitando as limitações de cada um, devemos buscar mensagens seguras e claras e que apenas se obtêm, caminhando pautados pelas obras de Allan Kardec.


# Compartilhar

DEIXE SEU Comentário

    Blogger Comentário
    Facebook Comentário

0 comentários: