Livres Pensadores

Roosevelt Andolphato Tiago

Espiritismo somente com fidelidade em Allan Kardec
Veja também nosso site oficial

Caravana da Fraternidade – 2012



Toda experiência vivida, agrega novos valores e modifica nossa percepção da vida e de nós próprios. Tive a oportunidade de realizar uma sequencia de palestras no estado do Rio de Janeiro, em um evento periódico identificado como “Caravana da Fraternidade”, promovido pelo IEBM – Instituto Espírita Bezerra de Menezes e o 8º. CEU – Conselho Espírita de Unificação.
A proposta é de uma caravana, utilizando-se de um ônibus com espíritas que visitam outros espíritas, trabalhadores de cidades pequenas que se sentem integrados a um grande plano de fraternidade.
Foram dias especiais, onde vencendo o cansaço físico, companheiros através da prática da fraternidade levaram informação numa sequencia de encontros e experiências únicas, caracterizando uma postura que deveria ser adotada por todo o movimento espírita nacional, tal sua produtividade.

Impressionou-me da mesma forma, a organização e o comprometimento dos integrantes da caravana, que fiéis aos imperativos do espiritismo, levavam alegria por onde a caravana passava, justificando seu nome e finalidade.
Estudando “O Livro dos Espíritos”, podemos ver nas Leis Morais, que a “Lei de Igualdade” vem antes da “Lei de Liberdade”, nos auxiliando a entender que antes de sermos livres, temos que aprender a sermos iguais e é justamente isso que a caravana proporciona, que espíritas de varias partes sintam-se iguais e direcionados a uma mesma causa – a construção de um mundo melhor!

Muitas vezes, de tanto ficarmos vinculados a este ou aquele centro espírita, ficamos condicionados a trabalhar por aquela “casa”, a experiência da caravana dissipa essa equivocada visão, pois os participantes e visitados ficam envolvidos pela “causa espírita” e entendem que ela é superior a qualquer “casa”. A caravana assim, amplia nosso entendimento sobre a necessidade da fraternidade entre todos, relembrando que um grande resultado, somente pode ser obtido pela junção de forças e ideais.

O objetivo maior da vida é o amor, que apenas sobrevive se caminhar com a fraternidade e se tentarmos separa-los, não teremos nem um e nem outro.
Assim, a caravana renova por onde passa, a necessidade da fraternidade para que possamos entender o amor que almejamos sentir, pois, sentindo, seremos felizes e felizes vamos experimentar a presença de Jesus em nossa vida, afinal, a fraternidade é o amor em prática e a caravana, uma das suas mais belas expressões.

# Compartilhar

DEIXE SEU Comentário

    Blogger Comentário
    Facebook Comentário

0 comentários: